Nada há exactamente de novo nesta abreviatura de letras que representam esta Plataforma Aberta… na verdade, PAIDEIA, era o "processo de educação na sua forma verdadeira, a forma natural e genuinamente humana" na Grécia antiga.

(Werner Jaeger, 1995).

Esculpindo a Ideia... de um Paradigma Educativo Emocional à Literacia Emocional


Cá está a Direcção da PAIDEIA... reunidos de novo!
Em Outubro, no Personalidades, Gaia, Porto. Do que tratamos? Da operacionalização de pequenos passos que nos conduzam à aplicação da Educação Emocional!
Todos nos recordamos... «houve que repensar as Escolas como Comunidades Educativas, há que repensá-las de novo, para educar todos os seus actores em competências sociais e emocionais no sentido de se capacitarem para a construção de um Projecto de Si (Antonovsky, 1995). Para tal, a plataforma básica, parece ser a relação educativa,  na qual estará implícita a competência emocional do professor.
            É claro que não se pode partir do reducionismo de considerar a relação educativa como o princípio e o fim para a solução destas questões. A origem de uma observada pandemia de iliteracia emocional nas crianças, adultos e jovens adultos, são muito mais complexas. Mobilizam vários tipos de energias sistémicas, entrelaçando cumulativamente diferentes proporções de programação biológica, dinâmicas familiares, políticas de pobreza (social, psicológica e cultural), bem como a dinâmica interrelacional destes  micro, meso e macrossistemas.
Por tudo isto, fica também claro que está implícita a consciência, que nenhuma escola, nem nenhuma intervenção isolada, nem mesmo um programa direccionado às emoções, poderia ter a pretensão da solução dessa pandemia. Mas é claro que algo pode e deve ser feito... e na falta de estruturas nucleares, resta à Escola interagir, dando especial atenção à educação das emoções, não como exclusão de outro tipo de programas mas juntamente com eles!»      Veiga-Branco, 2004. Competência Emocional. Quarteto Ed.(pp 74-75)
É neste propósito que continuaremos a trabalhar!
Buscamos encontrar operações complementares para despertar as consciências de que a Educação Emocional, é uma necessidade emergente!